18/09/2025 às 17h58 - Atualizado em 18/09/2025 às 17h59

Secretaria de Economia debate gestão do patrimônio imobiliário do DF

COMPARTILHAR

Mais de 130 representantes de secretarias de Estado - como gestores e chefes de unidades - se reuniram na Egov

A iniciativa da Secretaria de Economia (Seec) de realizar nesta quinta-feira (18) o primeiro Seminário de Gestão do Patrimônio Imobiliário do DF foi um sucesso. O auditório da Escola de Governo (Egov) ficou lotado com a presença de 130 gestores públicos, represen­tantes de secretarias de Estado e chefes de unidades que trabalham com a gestão do patrimônio público imobiliário - além de funcionários interessados em ampliar o conhecimento sobre o assunto.

Fotos: Mateus Oliveira/Ascom/Seec
 

A secretária executiva de Administração e Logística, Magda Volpe, presidiu o evento. Com a realização do seminário, ressaltou ela, a Seec sinaliza para fortalecer a ideia de considerar que o patrimônio imobiliário deixou de ser apenas um bem físico, mas passou a ser um bem responsável para alavancar e institucionalizar o bem social.

Para ela, a principal intenção do encontro era reunir o máximo de órgãos e equipes para que se pudesse mostrar um pouco da experiência que está sendo desenvolvendo na Subsecre­tária do Patrimônio Imobiliário. “Queremos propiciar uma troca de experiência para que se possa avançar na gestão do patrimônio imobiliário do Distrito Federal”.

Volpe destacou que várias etapas foram desenvolvidas até se chegar à realização desse primeiro Seminário de Gestão do Patrimônio Imobiliário do DF. “Nós tivemos o lançamento da plataforma e também desenvolvemos o Sistema de Identificação de Concessões e Permissões (SICP). A ideia hoje é exatamente mostrar o funcionamento da plataforma e do sistema para nós avançarmos no conhecimento de toda a Comissão de Gestão de Patrimônio Imobiliário do DF”, descreveu.

Agora, está sendo implementado o Sistema do Patrimônio Público (SPP). A secretária-executiva reforça que ele vai integrar, centralizar e ampliar todas informações - do Censo, por exemplo. “É um trabalho gigante que vem sendo desenvolvido há anos e será entregue no final deste ano”, informou.

A subsecretária do Patrimônio Imobiliário, Ana Cecília Lustosa da Cruz, o objetivo principal do encontro é obter mais qualidade na prestação dos serviços públicos, proporcionando ambientes mais seguros e íntegros. Para alcançar esse objetivo, segundo ela, foram reunidas equipes dos vários órgãos do DF. “Nossa principal finalidade foi transmitir a importância da conservação e da manutenção do patrimônio imobiliário, a fim de que os serviços deles sejam prestados em um ambiente adequado”.

Um dos participantes do seminário, o arquiteto Ozeias Marques, da Secretaria de Mulher, elogiou o debate. “É um assunto importante, não apenas nas secretarias, mas também nas pontas, nas Administrações Regionais (RAs) - onde está boa parte desse patrimônio.