Notícia aberta
Brasília inicia capacitação de servidores para se tornar cidade inteligente, sustentável e resiliente
COMPARTILHAR
Treinamento de 79 profissionais de mais de 20 órgãos marca etapa inicial do processo de certificação internacional
Brasília deu mais um passo rumo ao futuro. Terminou nesta quarta (10), a formação de 79 servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) com a missão de subsidiar a transformação da capital da República em uma cidade inteligente, sustentável e resiliente.
O curso, chamado Projeto Brasília Cidade Sustentável, Inteligente e Resiliente, foi realizado online e durou três manhãs. A turma reuniu gestores públicos, técnicos e profissionais de áreas diversas. "Nossa proposta com essa formação é preparar a cidade para conquistar a certificação internacional baseada nas normas ISO 37120, 37122 e 37123, que reconhecem municípios comprometidos com tecnologia, qualidade de vida e sustentabilidade", explica o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, Wisney Oliveira.
Segundo ele, a capacitação marca um avanço importante. “Ao investir na formação dos servidores, Brasília avança na construção de uma cidade que se prepara para o futuro, com serviços mais eficientes, sustentáveis e capazes de enfrentar desafios de forma resiliente”, afirmou.
Foram indicados servidores de mais de 20 órgãos do GDF, entre eles Caesb, Corpo de Bombeiros, Controladoria-Geral do DF, Ibram, Ipedf e secretarias como Saúde, Turismo, Economia, Meio Ambiente, Mobilidade, Obras e Segurança Pública. A formação é dividida em três módulos: introdução às cidades inteligentes e sustentáveis; fundamentos e aplicações das certificações ISO; e soluções práticas para cidades que buscam inovação, sustentabilidade e resiliência. Além de aulas ao vivo, os participantes terão acesso a apresentações técnicas, estudos de caso e materiais de apoio, com exemplos nacionais e internacionais.
Quem participou das aulas está empolgado com a possibilidade da certificação. ‘’A troca de conhecimento e a colaboração que vem surgindo nos encontros online são o grande diferencial, pois pavimentam o caminho para a modernização da gestão pública e para uma maior integração entre órgãos na busca de soluções inteligentes’’, afirma o Daniel Andrade, Diretor de Governança de TIC da Secretaria de Economia do DF.
Passo a passo
O processo de certificação será conduzido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) da Secretaria de Economia. Em 2025, o trabalho será voltado à capacitação e ao levantamento de dados para a produção dos indicadores. A partir daí, Brasília entrará nas etapas de auditoria, análise e emissão dos certificados, com revisões anuais para manter o selo.
Se alcançar a meta, Brasília será a primeira cidade do Centro-Oeste a receber o reconhecimento internacional. Hoje, já possuem essa certificação cidades como São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Lagoa Dourada (MG), Pindamonhangaba (SP), São Paulo (SP) e Recife (PE).