19/09/2025 às 11h56 - Atualizado em 19/09/2025 às 11h56

eGDF renovado já oferece 49 serviços ao cidadão

COMPARTILHAR

Aplicativo tem sido usado principalmente por moradores das RAs, que pedem a resolução de problemas das suas cidades

O aplicativo eGDF, que ganhou há dois meses uma nova versão, melhorando o visual e adotando uma navegação mais simplificada, acaba de ultrapassar os 8 mil downloads. A plataforma Administração 24 é a mais procurada pelos moradores das regiões administrativas (RAs): nele, o cidadão pode denunciar animal morto em via pública ou soltos nas vias, denunciar boca-de-lobo sem tampa, pedir recuperação de calçadas, reclamar da pintura de faixa de pedestre, informar sobre falta de iluminação pública e por aí vai. É o morador ajudando diretamente no cuidado com a cidade dele. 

“Há, também, outros serviços disponíveis - organizados de forma bem intuitiva, para facilitar o acesso e a navegação dos usuários”, ressalta o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do DF, Wisney Oliveira. 

Na área de mobilidade, são dois: pré-cadastro para o Cartão Mobilidade e o DF no Ponto; em saúde, agendamento para doação de sangue e o Meu SUS; em assistência social, agendamento para o CRAS - os centro de referência de com programas, benefícios e projetos para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

No módulo educação, estão disponíveis o calendário escolar anual e um caminho para o cidadão fazer a matrícula de crianças em creches. Em relação às questões relacionadas a tributos, são cinco: emissão de IPVA, IPTU, DAR (dívida ativa) e certidão negativa, e um link para vários outros serviços. 

O eGDF também conta com Chatbot (uma ferramenta de inteligência artificial) para que o cidadão possa tirar algumas de suas dúvidas a respeito dos serviços ofertados.O aplicativo está disponível para download na Apple Store e na Play Store.

Público interno 
Em outubro, a Secretaria de Economia vai lançar o aplicativo MeuGDF, voltado exclusivamente para os servidores - de toda a administração distrital. Neste momento, o app está em fase de adaptação apenas para o quadro funcional da Seec. Ele traz várias funcionalidades - como o acesso aos contracheques.

O aplicativo foi desenvolvido para centralizar e simplificar o acesso a serviços internos. Ele será personalizado de acordo com o perfil do usuário, reunindo funcionalidades como acesso à Identidade Funcional Digital, informações sobre férias e abonos, além da abertura de chamados relacionados a serviços de TI e infraestrutura predial.

CentralDF
Além do app eGDF, o Governo do Distrito Federal dispõe da CentralDF - bloco amplo de atendimento via Whatsapp, atendimento telefônico humano e o Portal do Cidadão. Ela aproxima o poder público do cidadão, permitindo que serviços, antes presenciais, possam ser prestados de forma eletrônica. 
Confira os 4 canais de atendimento:
·  Atendimento Telefônico - 5 canais tridígitos 156, 154, 162, 160, 150
·  Atendimento Via Whatsapp – 61 3410-9000
·  Portal do Cidadão - https://portalcidadao.df.gov.br/

·Mais de 20 órgãos e entidades estão representados com serviços ofertados na Central de Relacionamento do DF e nos demais canais digitais de prestação de serviços do Governo.
·       710 Serviços disponibilizados, com atendimento 24 horas via Central DF.
·       + 20 mil acessos diários na Central DF.
·       De janeiro de 2023 até julho de 2025 foram 7.569.637 atendimentos na Central DF.

Estratégia
Até 2027, o GDF pretende tomar ainda várias medidas para uma transformação digital em toda a estrutura da administração direta, autarquias e fundações. O objetivo é tornar a gestão pública mais inclusiva, eficiente, transparente, participativa e sustentável. 

Por exemplo: os gestores querem aumentar em 30% o número de serviços digitais disponíveis no Portal do Cidadão até o final de 2026; alcançar nota média de satisfação de 4,5 nos serviços digitais até março de 2027; executar pelo menos 80% das ações previstas no Plano de Transformação Digital Consolidado; instituir planos de transformação digital em 100% dos órgãos e entidades do GDF até dezembro de 2026; e criar Laboratórios de Inovação em pelo menos metade dos órgãos até o final de 2026.