13/06/2024 às 14h14 - Atualizado em 27/03/2025 às 14h02

Vídeo apresenta política de linguagem simples no GDF

COMPARTILHAR

Vídeo apresenta política de linguagem simples no GDF

Técnicos da Secretaria de Economia esclarecem Decreto nº 45.823 em apresentação disponível no YouTube

 

 

 

 

A Coordenação de Gestão Documental, Informação e Conhecimento (Coged) da Secretaria de Economia (Seec) promoveu, nesta quarta-feira (12/06), uma transmissão ao vivo para o lançamento da Política de Linguagem Simples e Direito Visual, estabelecida pelo Decreto nº 45.823, de 21 de maio de 2024.

 

Durante o evento on-line, também foi celebrado um ano de lançamento do Manual de Comunicação Oficial do Governo do Distrito Federal, iniciativa que traz orientações que norteiam o governo quanto à uniformização, à objetividade e à simplificação na produção de documentos eletrônicos.

 

“A política inaugurada pelo Decreto nº 45.823 implementa um esforço coletivo para a estrutura administrativa em busca de uma comunicação de maneira mais clara, fluida, inclusiva, direta e alinhada à dinâmica das comunicações atuais”, explicou o secretário-executivo de Administração e Logística da Seec, Daniel Izaias de Carvalho. Ele acrescentou que “a linguagem simples promove a inclusão e a democracia na comunicação e no compartilhamento coletivo do conhecimento”.

 

A coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento, Eliane de Oliveira, explicou que a linguagem simples deve ser aplicada no dia a dia do trabalho da administração pública. Eliane citou, por exemplo, a utilização da comunicação simples em memorandos, ofícios, despachos, manuais, sites institucionais e no atendimento telefônico e presencial ao cidadão.

 

“A linguagem simples é um exercício que exige dedicação diária, mudança, comprometimento e engajamento dos servidores do Governo do Distrito Federal. Para se comunicar de maneira simples, é preciso ter empatia com o público-alvo”, disse Eliane. A coordenadora pontuou também que “a linguagem simples tem o poder de transformar a relação do governo com as pessoas”.

 

INICIATIVAS EM LINGUAGEM SIMPLES

 

Ao longo do evento on-line, Eliane de Oliveira citou iniciativas de sucesso em processo de implementação ou já em prática no governo que promovem comunicações mais claras, acessíveis e inclusivas, como o programa TJDFT+simples, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e os Guias para Uso de Linguagem Simples, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

Eliane também mencionou ações em linguagem simples da Controladoria-Geral do Distrito Federal, em alinhamento com o Plano Estratégico Institucional do órgão. A coordenadora destacou ainda o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com vários órgãos do poder judiciário.

 

Além de Daniel Izaias e Eliane de Oliveira, também participou da live a diretora de Normatização, Informação e Orientação Técnica, Mariana Resende.

 

O evento pode ser encontrado integralmente no canal da Seec no Youtube.