28/01/2025 às 14h55 - Atualizado em 27/03/2025 às 14h06

Saúde mental no trabalho: como lidar com os sinais de problemas psicos

COMPARTILHAR

Saúde mental no trabalho: como lidar com os sinais de problemas psicos

Subsaúde faz live para estimular servidores do GDF a debater o tema. Íntegra está disponível do YouTube da Secretaria de Economia

 

A Subsecretaria de Segurança e Saúde do Trabalho da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Subsaúde/Seec-DF) realizou nesta terça-feira (28) uma live no YouTube para conscientizar e estimular o debate sobre o adoecimento mental. A temática faz parte da campanha nacional Janeiro Branco, realizada em todo o país para ampliar a prevenção às doenças mentais como a depressão. 

 

O vídeo completo da palestra, de aproximadamente uma hora, está disponível para consulta na conta da Seec-DF no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=BY9hzCm-hDg). 

A palestrante foi a médica psiquiatra Karinne Borges, servidora da Subsaúde. “Passamos muitas horas no trabalho e isso, por si só, é um fator de causa dos distúrbios mentais em grande parte dos trabalhadores brasileiros”, explicou.

 

Como o conceito de saúde vai muito além da saúde física e mental, a especialista defende que o trabalhador e seus gestores incluam também os conceitos de lazer e de bem estar social no debate. “Um estilo de vida saudável é fundamental para mantermos e prolongarmos nossa saúde”, reforçou.

 

A saúde mental é um conceito que define a maneira como a pessoa reage às exigências, desafios e mudanças de vida. E ao modo como ela equaliza suas ideias e emoções – como alegria, raiva, tristeza, felicidade e frustração. “A forma como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental”, apontou Karinne.

 

Segundo a médica, o adoecimento mental vem aumentando no mundo todo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que pelo menos 9% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno de ansiedade; outros 5,8% sofrem de depressão.

 

A OMS alerta ainda que a doença afeta pessoas cada vez mais jovens, entre 15 e 25 anos de idade. As principais causas são o estresse e as mudanças emocionais, comportamentais e físicas na população jovem.

 

No vídeo, a especialista mostra tipos do adoecimento mental, elencando causas e propondo estratégias para reconhecer os gatilhos do surgimento de males como Síndrome de Burnout e outros transtornos. Ela também apresentou alternativas e medidas de prevenção e tratamentos dessa doença.

 

O subsecretário de Segurança e Saúde do Trabalho substituto, Douglas Amaral, participou do bate papo e alertou sobre as especificidades da carreira do servidor público. “Na maioria das vezes, as pessoas passam num concurso público sem estarem preparadas para os desafios que o trabalho e as atividades exigem. Isso gera um alto grau de ansiedade e cobrança”, ressaltou.

 

Criada em 2014, a campanha janeiro branco veio para sensibilizar a população sobre a importância do bem estar psicológico, os transtornos originados pelo estresse e a necessidade de investir em autocuidado e no tratamento especializado.