Notícia aberta
Professor da Academia Buriti recebe alta honraria do Kickboxing
COMPARTILHAR
Professor da Academia Buriti recebe alta honraria do Kickboxing
Uma das maiores referências das artes marciais no mundo, grão-meste Altaceste Baptista alcançou o oitavo dan da faixa coral e foi homenageado
Uma vida inteira dedicada às artes marciais. Assim o grão-mestre Altaceste Baptista define sua trajetória, que nesta quarta-feira (20/01) ganhou mais um capítulo especial com a graduação no oitavo dan da faixa coral de kickboxing. Altaceste, é um dos professores da Academia Buriti, iniciativa da Secretaria de Economia do Distrito Federal, por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), que busca trazer qualidade de vida e ensinamentos para os servidores públicos.
Segundo o grão-mestre, a honraria tem um significado mais do que especial. “Significa o quanto eu dediquei a minha vida às artes marciais e lutas”, afirma Altaceste, que treina os 12 anos de idade. “Tenho muita gratidão a Deus por me manter ativo para receber esta graduação, buscando e passando qualidade de vida”, completa.
Atleta e professor da Academia Buriti, Altaceste Baptista, recebe nova faixa de graduação
Com o oitavo dan atingido, Altaceste se tornou o atleta mais graduado do Distrito Federal e o segundo no Brasil. “É um nível de reconhecimento alcançado por aqueles que, além dos muitos anos de prática e competições, repassaram seus conhecimentos para outros alunos”, explica ele, que também é faixa preta e professor de karatê, muay thai, taekwondo e boxe desde 1980. No currículo, participações em 13 campeonatos mundiais, 8 campeonatos sul-americanos e 7 pan-americanos, 27 campeonatos brasileiros, com títulos de 5 vezes campeão mundial, 7 vezes campeão pan-americano, 7 vezes campeão sul-americano e 25 vezes campeão brasileiro, entre outros.
De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, idealizador do projeto da Academia Buriti, a prática do esporte vem sendo determinante para a melhoria de vida dos servidores. “É um projeto inovador para o Brasil. Temos visto uma aceitação muito boa e uma mudança na cara do governo com essa iniciativa”, afirmou durante a graduação do grão-mestre. “Essa faixa simboliza a superação de cada um neste ano que passou, com todas as dificuldades vividas. A lição que fica é que temos que ser campeões na vida. Essa é a verdadeira luta”, disse.
Para implementar o projeto na Academia Buriti, a Secretaria de Economia buscou cases de sucesso em países como Japão, Filipinas, Coreia do Sul e, principalmente, no Congresso dos Estados Unidos. Lá, o grão-mestre de taekwondo Jhoon Rhee ministrou, entre 1965 e 2010, aulas para servidores e para os políticos do mais alto escalão do país, como o atual presidente americano Joe Biden. “Buscamos inspiração em outros países, que aplicam as artes marciais na administração pública como forma de melhorar a qualidade de vida, as relações pessoais e a saúde mental dos servidores”, conta o titular da Economia.
A presença dos maiores campeões das modalidades oferecidas mostra o compromisso do Governo do Distrito Federal com a qualidade de vida dos servidores. “Toda história de sucesso tem por trás uma história de superação. Por isso a importância de trazermos esse time de campeões”, explica André Clemente.
Na Academia Buriti, atualmente, os servidores podem ter aulas de taekwondo, jiu jitsu, kickboxing e defesa pessoal.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS