Notícia aberta
Estudos da Seec são destaque no XIV Congresso de Administração Pública
COMPARTILHAR
Trabalhos destacam os impactos da relação do GDF com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a governança de gestão de pessoas
Foto: Vinícius Melo/SEEC
Dois trabalhos técnico-científicos desenvolvidos por servidores da Secretaria de Economia do Distrito Federal foram destaques na XIV edição do Congresso Consad de Administração Pública, que está sendo realizado em Brasília até esta quinta-feira (29). O evento, anual, é um dos principais espaços estratégicos de discussão de caminhos de inovação e modernização na gestão estadual.
O primeiro artigo, de quatro servidores da Secretaria Executiva de Gestão da Estratégia (SGE) da Seec, trata sobre “Governança e avaliação de parcerias com OSCs: lições da Plataforma Eletrônica Parcerias GDF MROSC para transparência, eficiência e efetividade no setor público”. O documento analisou a implementação, funcionalidades e os impactos da Plataforma na gestão das parcerias firmadas entre o Distrito Federal e as OSCs. “Tal propósito foi plenamente atingido”, explica Ana Cláudia Teixeira Pires, responsável pela unidade gestora (Ugpar) da SGE.
Foto: Mateus Oliveira/SEEC
Essa experiência, segundo Ana Cláudia, representa um marco na modernização da gestão pública voltada às relações com organizações da sociedade civil. “O processo, caracterizado por forte articulação interinstitucional, especialmente com o Tribunal de Contas do DF, resultou em uma solução digital inovadora, alicerçada nos princípios da transparência, eficiência, economicidade e rastreabilidade”, escrevem os servidores.
A iniciativa, ressaltam eles, demonstra que o uso de tecnologias de informação pode, de fato, qualificar o ciclo das parcerias, desde o planejamento até a prestação de contas. Além de Ana Cláudia, assinam o trabalho Ailton Bispo dos Santos Junior, Henrique Teixeira Sichinel e Zenon José da Silva Júnior.
"Os dois artigos produzidos por servidores da Seec estão concorrendo a prêmios, o que representa motivo de grande orgulho e reconhecimento", explica o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho. "Em ambas as produções, destacamos como fundamentos os princípios da administração pública: transparência, controle e gestão com propostas inovadoras e qualificadas", completa.
Foto: Mateus Oliveira/SEEC
Governança - Outro trabalho da Seec apresentando no Consad 2025 é relacionado à governança de gestão de pessoas. Nele, a servidora Bárbara Bianca Romão apresentou a proposição de um painel de
monitoramento da governança de gestão de pessoas do GDF, no qual mostrou resultados de pesquisa eletrônica respondida por 279 participantes vinculados a 67 unidades de gestão de pessoas de órgãos e entidades do GDF.
A diretora de Desenvolvimento de Aplicações de Análise de Dados (Didata) da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Seec/DF quis que os colegas gestores e técnicos realizassem uma autoavaliação sobre o estágio de adoção das práticas de gestão de pessoas em suas respectivas organizações.
Ela constatou que dos 15 fatores avaliados, grande parte das práticas ainda se encontra nos estágios “Inicial” ou “Emergente” de adoção, sinalizando a necessidade de um esforço estratégico para fortalecer a governança da rede. “Enfim: o diagnóstico fornecido pelo estudo oferece à alta administração um instrumento para priorizar intervenções e desenvolver planos de ação direcionados, contribuindo para uma governança pública responsiva e orientada por evidências”, ressalta ela.
O artigo “People analytics e ferramentas de BI: Estratégias para uma gestão de pessoas baseada em evidências” foi resultado da sua dissertação de Mestrado Profissional em Administração Pública, no Instituto de Direito Público (IDP), acolhido pelo pelo Programa de Incentivo à Pós-Graduação da Seec/DF.