Notícia aberta
Distrito Federal participa de Fórum Nacional de Planejamento
COMPARTILHAR
Servidores da Secretaria de Economia se integraram aos debates sobre gestão pública e impactos da Reforma Tributária
O Governo do Distrito Federal atuou ativamente no XCIV Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizado em São Luís (MA). O encontro reuniu gestores de todas as regiões do país para discutir os principais desafios e perspectivas do planejamento governamental no Brasil.
A Secretaria de Economia do DF foi representada pela subsecretária de Planejamento, Luiza Londe - além de quatro servidores que participam dos grupos de trabalho do Conseplan. A comitiva brasiliense acompanhou as discussões em diversas frentes, participando de debates relacionados aos Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento de Longo Prazo; e Comunicação.
Os debates se concentraram em pautas que afetam diretamente a gestão pública nos estados. Um dos pontos centrais foi o fortalecimento das carreiras de políticas públicas e gestão governamental, consideradas fundamentais para dar continuidade a projetos de longo prazo e garantir estabilidade técnica às administrações.
Outro tema em evidência foi a reforma tributária, já em andamento no Congresso Nacional, além de seus impactos sobre os orçamentos estaduais.
Gestores e especialistas analisaram cenários e debateram ainda caminhos para adaptar o planejamento fiscal às mudanças estruturais previstas.
A programação também contemplou momentos de reflexões sobre modelos de organização do trabalho nas carreiras de planejamento, além da apresentação de experiências bem-sucedidas em gestão estratégica.
No painel sobre planejamento de longo prazo, foram debatidas metodologias para projetar o futuro das políticas públicas considerando as variáveis econômicas e sociais.
A presença de representantes de organismos nacionais e internacionais ampliou a troca de experiências.
Os representantes dos estados apresentaram os resultados dos grupos de trabalho, consolidando propostas para melhorar os processos de planejamento, orçamento e monitoramento de políticas públicas. "A partir dessas trocas de experiências, o DF fortalece a cooperação entre as unidades federativas e amplia a capacidade de resposta às demandas da nossa população e das 35 regiões administrativas", avaliou Luiza Londe.