11/09/2024 às 14h20 - Atualizado em 20/08/2025 às 16h04

Distrito Federal cria laboratório de inovação para modernizar a gestão pública

COMPARTILHAR

Portaria publicada nesta quarta-feira institui o LabGes-DF e será coordenado pela Secretaria de Economia

 

 

 

A Secretaria de Economia (Seec) oficializou a criação do Laboratório de Inovação em Gestão Administrativa (LabGes-DF), por meio da Portaria nº 685, publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (11). A iniciativa tem como propósito promover a modernização e otimização dos processos administrativos, além de atender os desafios das áreas-meio do governo.

 

Na prática, o laboratório não é um espaço físico com ferramentas tecnológicas. Mas, sim um mecanismo para “conectar pessoas e ideias para o desenvolvimento de soluções criativas que gerem mudanças positivas em diferentes áreas”. O núcleo foi inspirado no Programa de Aceleração Aberta de Laboratórios de Inovação no Setor Público, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Governo da UnB (LineGov).

 

“O LabGes-DF é o primeiro laboratório de inovação do poder executivo distrital voltado para os desafios das áreas-meio, enquanto o LabSocial, se concentra nas políticas socioassistenciais”, detalha o secretário executivo de Gestão Administrativa da Seec, Ângelo Roncalli, que ficará com a coordenação das atividades por meio de uma comissão permanente.

 

O grupo será composto por servidores e representantes de ouvidoria e pesquisa governamental. Eles terão como missão avaliar os desafios propostos ao laboratório conforme critérios de elegibilidade e, vão propor a  aplicação de metodologias ágeis, como o Design Thinking, na construção de soluções.

 

Roncalli reforça a importância da criação do laboratório: “A criação do LabGes-DF representa um marco na inovação do setor público distrital, proporcionando um ambiente seguro para experimentação e colaboração entre as áreas-meio do governo”. Para ele, o laboratório vai buscaa transformação dos processos de gestão por meio de metodologias ágeis, sem se restringir apenas à tecnologia. “Vamos promover a inovação de forma abrangente e estratégica ao fomentar a cocriação entre os servidores da efetividade na administração pública”, afirmou.

 

Os trabalhos do grupo serão realizados em espaços coletivos da Seec, como salas de reunião e áreas de inovação, além de encontros virtuais. Guiado por diretrizes que visam atingir os objetivos estratégicos do governo, o LabGes-DF tem como metas melhorar a qualidade dos serviços prestados, valorizar o conhecimento dos servidores, incentivar a cultura de inovação e simplificar processos.

 

O laboratório também promoverá o uso da Linguagem Simples, fortalecerá a capacidade do Estado para resolver desafios públicos, e estimulará a eficiência e a eficácia das áreas finalísticas na entrega de serviços e políticas públicas.