09/05/2025 às 15h08 - Atualizado em 09/05/2025 às 15h08

Congresso valoriza a produção científica sobre planejamento público

COMPARTILHAR

Evento consolida espaço técnico para o aprimoramento de programas estatais

Com a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o I Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) encerrou a sua programação de três dias nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

A Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vinculada à Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), apresentou projetos e iniciativas voltados ao bem-estar e à valorização dos servidores públicos do Governo do Distrito Federal.

O espaço da secretaria recebeu diversas visitas de participantes, tanto de Brasília quanto de outras unidades da Federação e outras visitas estão agendadas. “Temos trabalhado para transformar o serviço público em um ambiente cada vez mais humano, acolhedor e eficiente. Poder divulgar nossos projetos para outros estados e receber esse reconhecimento é a confirmação de que estamos no caminho certo", destacou o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior.

O espaço da Secretaria de Economia do DF no congresso apresentou projetos locais a visitantes de todo o país 

Reforçando a integração entre as boas práticas estaduais, nacionais e mundiais com a produção científica de pesquisadores, servidores públicos e estudantes de todo o país, a primeira edição do Congresso do Conseplan certificou 12 trabalhos técnico-científicos dos 200 selecionados para apresentação dentro das 12 áreas temáticas, que poderão ser publicados na revista Planejamento e Futuro.

O presidente do Conseplan e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques, entregou os certificados aos autores junto com a presidente do Conselho Técnico-Científico do I Congresso do Conseplan, Rita de Cássia de Santos, que é coordenadora do Instituto Internacional de Inovação em Políticas Públicas e Soluções e consultora de Orçamentos do Senado Federal.

“O I Congresso do Conseplan fortalece o debate sobre planejamento e orçamento público no Brasil pelo incentivo e valorização da produção científica e por reunir tanta gente extremamente qualificada”, disse Fabrício Marques. Ele se referia à comunidade acadêmica, instituições internacionais ou do setor público, à exposição de boas práticas que modernizam e tornam mais eficiente a gestão pública.

Doze trabalhos serão publicados na revista Planejamento e Futuro

A ministra Esther Dweck comandou a conferência de encerramento do evento com o tema Transformação do Estado: Brasil mais justo, governo eficiente e ressaltou a importância do espaço dedicado aos trabalhos técnico-científicos.

“Eu sou professora, e acho que essa integração entre gestores públicos e a academia é essencial para a gente avançar cada vez mais. Então, parabenizo a ideia do congresso de trazer essas pessoas do Brasil inteiro para apresentar os seus estudos e isso sem dúvida vai ajudar a quem está no dia a dia do planejamento, executando a pensar coisas e melhorar cada vez mais o serviço público brasileiro”, afirmou Esther Dweck.