20/08/2024 às 12h58 - Atualizado em 27/03/2025 às 13h55

Com apoio, Administrações Regionais elaboram os próprios planos estratégicos

COMPARTILHAR

Com apoio, Administrações Regionais elaboram os próprios planos estratégicos

Técnicos da Secretaria de Economia visitam cidades para ajudar na concepção do documento. Nesta segunda, foi a vez do Plano Piloto e do Lago Sul

 

 

Equipes da Secretaria de Economia (Seec), em parceria com a Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov), deram início nesta segunda-feira (19) a uma espécie de “formação itinerante” para ajudar as 35 Administrações Regionais a elaborarem seus planos estratégicos institucionais. Até o fim do mês de setembro, os técnicos irão visitar todo o Distrito Federal. Nesta segunda (19), a comitiva foi ao Plano Piloto (RA I) e ao Lago Sul (RA XVI).

 

“A proposta das visitas é ampliar o diálogo com os servidores que estão lá na ponta. Ouvir, trocar experiências e ajudá-los a planejar o atendimento das demandas da comunidade local, sempre alinhados ao Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060”, explica o secretário executivo de Planejamento da Seec, Otávio Veríssimo.

 

Durante as visitas, as equipes das administrações regionais preenchem um questionário específico sobre atividades desempenhadas, infraestrutura, recursos humanos e atendimento à população. A proposta é que, além dos planos estratégicos institucionais, as cidades consolidem mapas estratégicos contendo a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos dos órgãos, bem como listas de indicadores para mensuração dos objetivos e listas que viabilizam o alcance dos indicadores.

 

“É um trabalho que está sendo feito desde julho com as oficinas que oferecemos dentro da Escola de Governo”, explica o subsecretário de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos, Adriano Arruda Barbosa Leal. “Agora, estamos fazendo uma escuta ativa sobre capacitação das equipes e a respeito de ações de melhoria da infraestrutura das administrações. Mas o foco é a busca de melhorias do serviço entregue à população”, complementa.

 

O secretário adjunto de Governo, Valmir Lemos de Oliveira, fez questão de acompanhar de perto as primeiras visitas técnicas. Segundo ele, o trabalho vai fortalecer a entrega do serviço público ao cidadão. “O planejamento é uma atividade constante e diária para que as administrações possam fortalecer seu trabalho com a comunidade local e para a integração governamental”, avalia.

 

FOCO NO CIDADÃO

 

O administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, explica que “o grande objetivo de um governo responsável é atender às demandas da população”. De acordo com ele, a capacitação das equipes é fundamental, pois são as responsáveis pelo atendimento diário da população do Distrito Federal, tanto na execução e no acompanhamento de obras quanto na escuta e no atendimento da sociedade.

 

Para o administrador do Plano Piloto, Bruno José Bandim Olímpio, o curso de capacitação realizado com servidores da equipe e as reuniões com o corpo técnico da administração para pensar o Planejamento Estratégico Institucional são fundamentais para “colocar em prática um bom atendimento voltado à comunidade do Plano Piloto”.

 

A gerente de Orçamento e Finanças da Administração Regional do Lago Sul, Maria Lott, reforça a importância da iniciativa e elogiou a qualidade do material didático e do corpo técnico envolvido na capacitação. “Aprendemos como conduzir um planejamento estratégico e, além disso, foi importante ter um contato mais próximo com as equipes das outras administrações regionais. Pudemos ver, por exemplo, que há questões e problemas em comum entre as Administrações Regionais e foi possível trocar experiências sobre isso”.