Notícia aberta
Ausência em perícias médicas comprometem atendimento no Subsaúde
COMPARTILHAR
Cerca de 30% dos agendamentos não são realizados por não comparecimento de servidores. Ritmo preocupa gestores e prejudica fluxo de trabalho
O tempo médio de espera para agendamento de perícias médicas no Governo do Distrito Federal (GDF) está atualmente em torno de 30 dias — um avanço significativo, resultado direto de uma série de medidas adotadas pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), da Secretaria de Economia (Seec).
No entanto, um novo desafio tem comprometido a eficiência do serviço: o não comparecimento dos servidores agendados, que já representa 30% do total de atendimentos previstos.
"Quando o servidor marca e não vem, tira a vez de outro servidor e compromete o trabalho de toda uma equipe, da recepcionista ao médico perito. Precisamos contar com mais colaboração por parte dos servidores. Queremos oferecer serviços melhores e mais eficientes", afirma a subsecretária da Subsaúde, Luiza Carolina Barreiros .
Comparecer à perícia médica agendada para homologação do atestado é uma obrigação funcional. Sem essa validação, o atestado particular não tem valor legal, e a ausência ao trabalho pode ser considerada injustificada. O documento só é aceito após homologação feita pela equipe médica.
“Essa ausência não prejudica só o servidor que perde o agendamento. Ela atrasa o atendimento de outros colegas e desorganiza toda a dinâmica da equipe. O nosso objetivo é garantir um serviço rápido e eficiente para todos, mas isso só é possível com a colaboração de quem agenda a perícia”, reforça Luiza Carolina Barreiros.
Perícias
Os agendamentos de perícias médicas são realizados pelo site siapmed.df.gov às segundas, quarta e sexta-feiras, a partir das 16h.