Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/06/21 às 16h50 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Secretaria de Economia promove segunda campanha de doação de sangue

Programa “Sangue é Vida” visa incentivar solidariedade entre servidores públicos do Governo do Distrito Federal

 

A Secretaria de Economia promove, a partir desta segunda-feira (14), a segunda etapa da campanha “Sangue é Vida”, de incentivo à doação de sangue entre servidores do Governo do Distrito Federal. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vai até o dia 14 de julho com ações de conscientização e incentivo à solidariedade.

 

A ação já havia sido feita no mês de abril para ajudar o Hemocrentro do Distrito Federal a contornar a diminuição de sangue nos seus estoques, causada pela pandemia da Covid-19, que afastou muitos doadores.

 

Segundo a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, a expectativa é promover a conscientização entre os servidores do GDF para que adquiram o hábito de doar, gerando ações além do período da campanha. “A mobilização dos servidores para doação de sangue é um gesto de atenção que oferecemos a quem mais precisa”, acredita.

 

Para doar sangue e ajudar o próximo, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está impedido de doar: http://www.fhb.df.gov.br

 

O candidato à doação de sangue precisa estar bem alimentado, mas deve evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos três horas antes da doação. Além disso, não deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e precisa beber bastante água 24 horas antes de doar. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

 

Para garantir a segurança de todos, o agendamento individual ou de grupo pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 – Opção 2, ou 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

 

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAÇÃO:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade
– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;
– Apresentar documento de identificação oficial com foto. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;
– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar duas horas antes da doação.
– Estar bem alimentado, ter ingerido bastante água e evitar alimentos gordurosos, com uma antecedência de três horas (como açaí, abacate, leite e seus derivados tipo queijo, iogurte, manteiga, massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc). A doação agendada após o almoço será realizada após duas horas, observando as restrições alimentares citadas anteriormente.
– Há medicamentos que podem impedir a doação: a lista pode ser consultada no site do Hemocentro

 

AGENDAMENTO

O agendamento pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 – Opção 2, ou 0800 644 0160. Atendimento telefônico de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Todas as informações estão detalhadas no site do Hemcentro: http://www.fhb.df.gov.br/

Governo do Distrito Federal