14/06/21 às 15h15 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Primeiro dia de aulas presenciais na Academia Buriti

Ana Paula, uma das primeiras alunas do funcional presencial | Foto: Homero Flávio

Começaram nesta segunda-feira (14) as aulas presenciais da Academia Buriti. Com a oferta de sete modalidades em vários dias e horários, foram disponibilizadas 165 vagas para os servidores, terceirizados e estagiários do Governo do Distrito Federal. No primeiro dia de atividades presenciais, houve aulas de defesa pessoal, funcional, karatê e kickboxing. A Academia Buriti ainda oferece aulas de boxe, taekwondo e arnis kali. Em breve entrarão na grade as aulas de jiu-jitsu e capoeira. (Confira os horários ao final da matéria).

A Academia Buriti foi criada em agosto de 2020 pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia. Inicialmente on-line, a academia já transmitiu mais de 300 aulas ao vivo pelo canal da SEEC no YouTube. Em quase um ano de projeto, houve 25 mil acessos.

No mês de maio, foi inaugurado o novo espaço da academia, ao lado da entrada norte do Edifício Anexo do Buriti. Com o novo ambiente amplo e arejado, a Sequali ofereceu aos servidores a inscrição para as aulas presenciais. As atividades continuam sendo transmitidas pela Internet gratuitamente.

A primeira turma com inscrição esgotada foi a de Funcional, com a professora Sueli Moraes. Sueli é profissional de Educação Física, musculação e dança moderna, e já conduz as aulas da modalidade no canal da Secretaria de Economia. Segundo ela, com as aulas presenciais, será possível acompanhar o ritmo de cada aluno. “Rapidamente os alunos poderão começar a sentir os benefícios da atividade física, como a melhora do sono e do apetite e o controle da ansiedade e do estresse. A atividade física oferece um benefício global: físico e mental”, destaca.

Primeira aula presencial da turma de funcional | Foto: Homero Flávio

Uma das primeiras alunas a se inscrever nas aulas presenciais foi a servidora Ana Paula Aguiar, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), da Secretaria de Economia. Ela se interessou pelas aulas da academia porque pretende melhorar seu condicionamento físico nas outras atividades do seu dia-a-dia. “Quando o servidor tem a oportunidade de investir nele mesmo, no próprio local em que trabalha, isso é revertido potencialmente nas suas atividades. Isso faz com que ele fique mais animado, ganhe qualidade de vida e transfira isso para o seu trabalho”, afirmou.

O novo espaço disponibiliza vestiários com armários e banheiros com chuveiro. Além disso, conta com sistema rigoroso de medidas contra a COVID-19, com limpeza rotineira, tapete higiênico na entrada do espaço, aferição de temperatura, disponibilização de álcool 70% e obrigatoriedade do uso de máscara durante toda permanência no local, inclusive durante as aulas.

Grade das aulas disponíveis