Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/21 às 11h30 - Atualizado em 19/07/21 às 13h56

Educação Fiscal EnCena

COMPARTILHAR

Projeto Educação Fiscal EnCena

 

O EnCena é o mais novo Projeto do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal (PEF/DF) que será desenvolvido por meio de um aplicativo gamificado com aporte da mecânica de jogos no formato lúdico-pedagógico. A proposta é relacionar tecnologia e produção audiovisual como estratégias de transposição didática dos conteúdos da temática de Educação Fiscal.

 

O PEF/DF foi criado em 1998 tendo por finalidade disseminar conhecimentos acerca da Educação Fiscal que propõe contribuir com a formação para a cidadania na perspectiva da fiscalidade por meio de dois eixos estruturantes, a função social do tributo e o controle social, cujo objetivo é harmonizar a relação Estado-Cidadão, que até então tem sido assimétrica, onde o Estado se sobrepõe ao Cidadão.

 

Nessa perspectiva, o Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF), responsável pelo planejamento e execução do Programa, apresentou as instituições parceiras promotoras das ações, quais sejam: Secretaria de Estado de Economia (SEECDF), Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), Controladoria Geral (CGDF) e Receita Federal do Brasil (RFB) o Projeto Educação Fiscal EnCena para implementação da Temática no Distrito Federal.

 

O Educação Fiscal EnCena é financiado pelo Projeto de Desenvolvimento Fazendário do Distrito Federal (PRODEFAZ), no âmbito do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (PROFISCO/DF), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do GDF.

 

Nesse primeiro momento será executado um Piloto que ocorrerá no período de 28/04/2021 a 18/12/2021 para 80 (oitenta) escolas da Rede Pública alcançando estudantes e professores do ensino fundamental e médio, sendo balizador para ampliação de escala nos próximos anos letivos.

O EnCena é resultado da expertise construída ao longo do trabalho desenvolvido com o tema complexo de Educação Fiscal. Nesse sentido, a Educação Fiscal é uma temática transversal, conforme Resolução nº 7 CNE/2010, que aborda assuntos diversos e interligados necessários à formação para a cidadania como: Estado; tributos; orçamento, finanças e gestão pública; ética; controle social e outros, bem como, dialoga com diversos objetos dos respectivos componentes curriculares e áreas de conhecimento.

 

O Projeto traz uma modelagem com grupo focal, diretrizes, etapas e trilhas de aprendizagem com objetivo de tornar a forma de aprender mais lúdica e dinâmica, conforme segue:

 

GRUPO FOCAL:

DIRETRIZES:

ETAPAS:

 

Venha desenvolver a sua cidadania aprendendo a fiscalizar os recursos e as políticas públicas. Assim além de aprender de forma lúdica e contribuir com o Projeto-Piloto os participantes serão premiados.

 

Leia também...