Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/04/21 às 18h35 - Atualizado em 6/04/21 às 20h51

Economia apresenta sistema de gerenciamento de recursos em webinário

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Economia apresentou nesta terça-feira (6), durante a realização do 1º Webinário de Captação e Execução de Recursos de Operações de Crédito e de Transferências Voluntárias do Distrito Federal, o Sistema de Gerenciamento de Recursos (Siger). O sistema foi desenvolvido por técnicos da secretaria para auxiliar no acompanhamento e execução dos recursos recebidos do Governo Federal.

 

A apresentação foi realizada pelo servidor Sadi Martins, que falou sobre os módulos do Siger e mostrou como o sistema ajudará a melhorar a execução dos recursos em benefício da população. “O sistema vai registrar, controlar e acompanhar de forma mais presente os recursos do DF recebidos por convênios e transferências”, explicou.

 

Durante a abertura do webinário, o secretário executivo de Planejamento, Maurílio Rocha, enfatizou que o Siger proporciona maior controle e segurança na execução das verbas. “Não adianta receber o recurso e não executá-lo. Por isso, é muito importante que o sistema seja utilizado pelas áreas e que esses recursos sejam usados na execução das obras e em tudo que é permitido”, detalhou.

 

O sistema foi instituído pela Portaria n. 05, de 11 de janeiro de 2021. Ele conterá dados de todos os recursos recebidos do orçamento da União por meio de transferências voluntárias e financiamentos externos e internos. São exemplos desses recursos, as verbas recebidas do Governo Federal para convênios com as secretarias e os financiamentos do Banco do Brasil e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essas verbas são destinadas à realização de grandes obras e investimentos no DF.

 

O primeiro dia do webinário também contou com a participação da diretora do Departamento de Transferências da União, Regina Lemos. Ela apresentou a plataforma Mais Brasil, que foi desenvolvida pelo Governo Federal para reunir todos os sistemas existentes relacionados aos convênios e transferências em um único lugar. Ela falou sobre as transferências de forma geral e afirmou que estudos apontam os problemas técnicos e não a falta de dinheiro como responsáveis pela inexecução das obras. “O dinheiro não é a principal causa dessas paralisações e das entregas na ponta”, afirmou.

 

Em seguida, Esaú Mendes falou sobre o Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União e convidou a todos a pensarem diferente na hora de gerenciar os recursos públicos. “Temos de quebrar paradigmas e sermos protagonistas”, afirmou.

 

O 1º Webinário de Captação e Execução de Recursos de Operações de Crédito e de Transferências Voluntárias do Distrito Federal continua nesta quarta-feira (7). O evento é aberto a toda população e é transmitido on-line pelo canal da Secretaria de Economia no Youtube.

 

No segundo dia do evento, os temas abordados serão equilíbrio e sustentabilidade fiscal, taxas livres de risco e o sistema de transferências intergovernamentais. Os convidados são o diretor adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento, Lamine Sow; o coordenador de Estudos Técnicos da Subsecretaria do Tesouro da Secretaria de Economia, Luciano Cardoso de Barros Filho; o coordenador-geral de Relações e Análises Financeiras de Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional, Itanielson Dantas Silveira Cruz; e o auditor de finanças e controle do Ministério da Economia, Reinaldo Pegoraro.

 

Confira aqui a programação completa do evento.