1/06/20 às 15h29 - Atualizado em 1/06/20 às 15h29

SEEC será a responsável pela manutenção e hospedagem do site do Consórcio Brasil Central

O secretário de Economia, André Clemente, também anunciou que fará parte do Conselho de Administração do BrC

Em 28 de maio, o Secretário de Economia do GDF (SEEC), André Clemente, anunciou que a pasta será a responsável pela manutenção do domínio e hospedagem do novo site do Consórcio Brasil Central.

O serviço oferecido pela SEEC entra agora na reformulação que tem sido realizada em todo o servidor do GDFNet. A medida agilizará a disponibilização do conteúdo da plataforma, além de tornar o portal mais transparente para a sociedade. O endereço de locação será o www.brasilcentral.gov.br.

Para Clemente, alocar a plataforma e gerenciá-la é parte da responsabilidade que o Governo do Distrito Federal tem com outros Estados brasileiros. “O DF como anfitrião dos demais Estados, por ser a sede da capital federal, tem a obrigação de dar condições aos seus pares para exercer as atividades administrativas junto ao Governo Federal. E o que está acontecendo com o Consórcio Brasil Central não é diferente”, afirma.

O secretário vê com bons olhos a prestação do serviço e explica que a SEEC é o local ideal para implementar a novidade, já que é a secretaria responsável pela aplicação de tecnologia da informação no GDF.

“A Secretaria de Economia, por concentrar as áreas de planejamento, gestão orçamento e tecnologia vê nisso não só uma oportunidade, mas também uma obrigação de hospedar virtual e fisicamente todos esses entes federados e ajudar a organizar tais demandas”, explica.

Na reunião que teve com o coordenador de comunicação do Consórcio Brasil Central, Ulysses Cosenza, Clemente informou que assumirá o cargo de Conselheiro do GDF junto ao Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central em substituição ao ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Ruy Coutinho.

Também participou do encontro o secretário-executivo de Planejamento da SEEC, Maurílio de Moura Lima Rocha.

Consório BrC

O objetivo é fomentar o crescimento individual e regional com base na cooperação entre os chefes dos Executivos locais em benefício da sociedade.

Segundo Clemente, as ações do BrC “são demandas relacionadas ao planejamento de longo, médio e curto prazo, a captação de recursos junto ao governo federal e definição de atuação conjunta”.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública formada pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão e foi o primeiro a ser formado no Brasil, ainda em 2015. Atualmente a parceria envolve sete frentes:

• Compras compartilhadas de medicamentos;
  • Turismo integrado;
  • Logística/infraestrutura;
  • Mercado comum;
  • Fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio;
  • Diversificação da pauta exportadora;
  • Aliança municipal pela competitividade.

A reunião dos Estados mais o Distrito Federal possibilita, portanto, a organização regional de pautas relevantes para cada região. “Se o país não se organizar de forma regionalizada como estamos fazendo no BrC, não conseguiremos um desenvolvimento regional tão buscado pelos Estados”, finaliza Clemente sobre a importância do Consórcio.