Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/01/21 às 21h09 - Atualizado em 21/01/21 às 16h20

Professor da Academia Buriti recebe alta honraria do Kickboxing

COMPARTILHAR

Uma das maiores referências das artes marciais no mundo, grão-meste Altaceste Baptista alcançou o oitavo dan da faixa coral e foi homenageado

 

Uma vida inteira dedicada às artes marciais. Assim o grão-mestre Altaceste Baptista define sua trajetória, que nesta quarta-feira (20/01) ganhou mais um capítulo especial com a graduação no oitavo dan da faixa coral de kickboxing. Altaceste, é um dos professores da Academia Buriti, iniciativa da Secretaria de Economia do Distrito Federal, por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), que busca trazer qualidade de vida e ensinamentos para os servidores públicos.

 

Segundo o grão-mestre, a honraria tem um significado mais do que especial. “Significa o quanto eu dediquei a minha vida às artes marciais e lutas”, afirma Altaceste, que treina os 12 anos de idade. “Tenho muita gratidão a Deus por me manter ativo para receber esta graduação, buscando e passando qualidade de vida”, completa.

 

                          Atleta e professor da Academia Buriti, Altaceste Baptista, recebe nova faixa de graduação

 

Com o oitavo dan atingido, Altaceste se tornou o atleta mais graduado do Distrito Federal e o segundo no Brasil. “É um nível de reconhecimento alcançado por aqueles que, além dos muitos anos de prática e competições, repassaram seus conhecimentos para outros alunos”, explica ele, que também é faixa preta e professor de karatê, muay thai, taekwondo e boxe desde 1980. No currículo, participações em 13 campeonatos mundiais, 8 campeonatos sul-americanos e 7 pan-americanos, 27 campeonatos brasileiros, com títulos de 5 vezes campeão mundial, 7 vezes campeão pan-americano, 7 vezes campeão sul-americano e 25 vezes campeão brasileiro, entre outros.

 

De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, idealizador do projeto da Academia Buriti, a prática do esporte vem sendo determinante para a melhoria de vida dos servidores. “É um projeto inovador para o Brasil. Temos visto uma aceitação muito boa e uma mudança na cara do governo com essa iniciativa”, afirmou durante a graduação do grão-mestre. “Essa faixa simboliza a superação de cada um neste ano que passou, com todas as dificuldades vividas. A lição que fica é que temos que ser campeões na vida. Essa é a verdadeira luta”, disse.

 

Para implementar o projeto na Academia Buriti, a Secretaria de Economia buscou cases de sucesso em países como Japão, Filipinas, Coreia do Sul e, principalmente, no Congresso dos Estados Unidos. Lá, o grão-mestre de taekwondo Jhoon Rhee ministrou, entre 1965 e 2010, aulas para servidores e para os políticos do mais alto escalão do país, como o atual presidente americano Joe Biden. “Buscamos inspiração em outros países, que aplicam as artes marciais na administração pública como forma de melhorar a qualidade de vida, as relações pessoais e a saúde mental dos servidores”, conta o titular da Economia.

 

A presença dos maiores campeões das modalidades oferecidas mostra o compromisso do Governo do Distrito Federal com a qualidade de vida dos servidores. “Toda história de sucesso tem por trás uma história de superação. Por isso a importância de trazermos esse time de campeões”, explica André Clemente. 

 

Na Academia Buriti, atualmente, os servidores podem ter aulas de taekwondo, jiu jitsu, kickboxing e defesa pessoal.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS