Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/09/20 às 10h21 - Atualizado em 17/09/20 às 14h38

Palestra sobre promoção da vida abre semana alusiva ao Setembro Amarelo

Secretaria de Economia realiza evento virtual e lança cartilha educativa

 

 

Promoção da vida: cuidando dos indivíduos e da sociedade. Este foi o tema da primeira palestra do seminário virtual Setembro Amarelo, em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio. O webinário, que começou nesta segunda-feira (14/9), é promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, da Secretaria de Economia. O objetivo é alertar e orientar os servidores e a população sobre o tema. A programação vai até quarta-feira (16), com transmissão ao vivo das palestras pelo canal da Secretaria de Economia no YouTube.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo psicólogo e escritor Leonardo Abrahão. Ele foi o idealizador da campanha Janeiro Branco, que promove a saúde mental. “A base de tudo são pessoas interagindo com pessoas. Assim, precisamos investir em autoconhecimento, autonomia, autocontrole e autodeterminação”, acredita.

 

O secretário de Economia, André Clemente, acompanhou a palestra do seu gabinete. “Este é um projeto muito importante, não só para os servidores, mas para toda a sociedade”, destacou, durante a apresentação feita antes da palestra. “Este trabalho de psicoeducação tem sido implantado pela Secretaria de Economia e podemos perceber que um simples gesto de atenção e cuidado pode ajudar muito quem está ao nosso lado”.

 

Marli Rodrigues, presidente do Sindisaúde, acompanhou a transmissão com o secretário e ressaltou a importância de cuidar da saúde mental dos servidores públicos. “O servidor é um ser humano que cuida de outros seres humanos. Este olhar da Secretaria de Economia é importantíssimo para fortalecer as políticas de saúde mental”, acrescentou.

 

Além da palestra, foi lançada a cartilha de prevenção ao suicídio. Para a secretária Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, é necessário atuar e evoluir nessa questão. “É preciso resgatar o sentido da vida e auxiliar as pessoas a encontrar este sentido”.

 

Para acessar a Cartilha basta clicar aqui!

 

Nesta terça-feira (15), estão na programação do webinário duas palestras. A primeira, às 14h30, com o presidente da Codeplan, Jeansley Lima, que apresentará a pesquisa da companhia sobre o suicídio de crianças e adolescentes. Na sequência, o psiquiatra Carlos Guilherme Figueiredo apresenta a palestra “Prevenção do suicídio em jovens: como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes”. A mediação será feita pela secretária Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria. As palestras têm transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Economia no YouTube.

 

Durante a campanha nacional de prevenção ao suicídio, diversas ações de conscientização de vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) buscam alertar a sociedade sobre o tema, além do webinário desta semana. Haverá ainda um curso à distância oferecido pela Escola de Governo: Felicidade e realização pessoal. O curso está previsto para os dias 28 de setembro a 02 de outubro, das 9h30 às 11h30, com vagas limitadas (50). Inscreva-se aqui!. 

Governo do Distrito Federal