Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/20 às 11h56 - Atualizado em 20/07/20 às 11h56

Ouvidoria da Secretaria de Economia registra aumento dos elogios no primeiro semestre

COMPARTILHAR

Denúncias, por sua vez, caíram em relação ao mesmo período do ano passado

 

 

No primeiro semestre de 2020, a Ouvidoria da Secretaria de Economia do Distrito Federal registrou mais elogios do que denúncias. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as manifestações positivas cresceram 87% e as denúncias caíram 90%.

 

Foram 101 elogios e 18 de denúncias na primeira metade de 2020. O pico de manifestações foi no começo do ano. O ouvidor do órgão, Marco Antonio Feitosa, acredita que esse movimento obedeça à sazonalidade dos tributos. A maior parte das manifestações recebidas pela Ouvidoria da Economia — 80% — diz respeito a assuntos da Fazenda.

 

“Em janeiro, os cidadãos e contribuintes acessam o serviço do Nota Legal de forma exponencial, com intuito de indicar créditos para o IPTU e para o IPVA. Posteriormente, buscam solucionar as questões inerentes a outros impostos”, diz o ouvidor.

 

O balanço positivo, na avaliação de Feitosa, é resultado de uma administração pública focada no cidadão. A Ouvidoria da Secretaria de Economia vem se aperfeiçoando para atuar de maneira cada vez mais técnica e humanizada, com um tratamento gentil e compreensivo. São 14 servidores, responsáveis por cuidar diretamente e indiretamente das manifestações.

 

Feitosa destaca a criação do serviço de Ouvidoria Itinerante, em agosto passado, mas suspenso desde o início das medidas restritivas da pandemia de covid-19. Uma vez por semana, uma dupla de servidores da Ouvidoria ia a uma das agências da Receita do DF para oferecer atendimento ao cidadão e apresentar os serviços. “Pretendemos retornar com essa extensão da Ouvidoria tão logo as atividades de atendimento ao público de forma presencial sejam retomadas”, afirma o ouvidor.

 

O que é a Ouvidoria?

É um espaço de diálogo entre cidadão e governo pelo qual é possível registrar elogio, sugestão, solicitação, informação, reclamação ou denúncia. Você pode acessar ouv.df.gov.br ou ligar para o número 162, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h nos fins de semana e feriados.

 

Em função das medidas de combate à propagação do novo coronavírus, a opção de registro presencial está suspensa. A Ouvidoria da Economia fica no Setor de Autarquias Sul (Quadra 2, Lote 1/A, 1° subsolo). Em períodos normais, o atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

 

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia