Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/11/20 às 14h30 - Atualizado em 9/11/20 às 9h51

Mês do Servidor: comemoração durante todo outubro

Celebrados durante outubro, os servidores da secretaria desfrutaram de diversas ações relacionadas a saúde, cultura e voluntariado

 

 

Em celebração ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Secretaria de Economia (SEEC) preparou uma extensa programação em homenagem àqueles que diariamente dedicam seu tempo, esforços e talentos para o serviço ao cidadão.

 

De palestras motivacionais a serviços de saúde, quem comandou as ações foi a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali/SEEC).

 

Com o retorno presencial dos trabalhadores (clique aqui) no início do mês, a ação de boas-vindas incluiu orientações para um retorno seguro e palestras motivacionais e sobre saúde, com foco na alimentação.

 

A Sequali também disponibilizou aos servidores de forma gratuita exames de bioimpedância, marcação de atendimentos psicológicos (mais informações neste link – inscreva-se até 19/11) e cursos diários oferecidos pela Escola de Governo.

 

Míriam Cabeceira, servidora da Secretaria da Cidade, gostou das ações e ainda aproveitou para realizar um exame antecipadamente. “A iniciativa é muito importante e válida, o cuidado com o servidor é sempre muito importante”, afirmou. “Amanhã já vou usar o serviço de bioimpedância e levar para o meu endócrino!”, brincou.

 

Outubro Rosa
Outubro também se comemora o Outubro Rosa, com a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Com foco nas servidoras do GDF, a Sequali, em parceria com a Secretaria da Mulher, colocou em voga a saúde feminina e trouxe a ginecologista Cinthia Borduque, para uma conversa sobre a importância do autoexame.

 

Além disso, as protagonistas do Outubro Rosa contaram também com a presença do Ônibus da Mulher, que ofereceu dicas de profissionais especializadas sobre autoexame, automaquiagem e harmonização facial, além de orientações para prevenção à violência contra a mulher.

 

Como parte dos benefícios da ação, a Sequali ainda sorteou exames de mamografia e preventivo. Uma das beneficiadas, Ilma Naves, servidora pública comissionada do GDF desde 1991, gostou da surpresa e comentou: “Chegou em boa hora”. Para ela, “foi a primeira vez que o servidor do GDF foi tão valorizado com todas as ações realizadas especialmente para nós”.

 

Interações on-line
Ações já conhecidas do servidor como Tempo de Refletir e Momento de Paz também fizeram parte do mês de homenagem (clique aqui e confira), com palestras motivacionais sobre superação e empatia. Mas o destaque vai para o novo programa lançado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida: o Conte sua História.

 

A iniciativa compartilha trajetórias e histórias inspiradoras de colegas. A primeira edição, veiculada no canal da secretaria no YouTube, trouxe Edicleuber Borges, servidor da Secretaria de Saúde que contou um pouco sobre sua carreira, os desafios diários como auxiliar de enfermagem e ainda sobre como foi conciliar a deficiência física que tem em uma das mãos às atividades na área da saúde. Assista aqui.

 

Festival DF Musical
Para fechar o mês, a Secretaria de Economia ainda colaborou junto à Secretaria de Cultura com o Festival DF Musical. O evento deu a chance para novos talentos soltarem a voz em um concurso organizado pelo Instituto Brasileiro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (Ibeti).

Clique aqui e saiba mais sobre o Festival.

 

Artistas locais renomados também se apresentaram no Festival no momento Live do Cerrado. A transmissão foi ao vivo e está disponível aqui.

 

Vem Brincar Comigo
Também em outubro, servidores da Secretaria de Economia entregaram doações de brinquedos e livros para a Campanha Vem Brincar Comigo, iniciativa da secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Mayara Noronha, em prol de crianças em situação de vulnerabilidade.

 

Na SEEC, a ação foi gerenciada pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, que conseguiu doações de mais de 3000 brinquedos e livros, segundo a secretária-executiva Adriana Faria.

 

Plano de saúde

O governador Ibaneis Rocha anunciou no Dia do Servidor Público, 28 de outubro, os moldes da operacionalização do GDF Saúde, o plano de saúde do servidor do Distrito Federal. Em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, o governo apresentou o cronograma de adesão e o edital de chamamento público para o cadastro dos prestadores de serviço.

 

O secretário de Economia, André Clemente, que também faz parte da gerência dos planos, participou do evento e comentou a importância da medida para a saúde dos colaboradores: “Cuidar da saúde do servidor público é também melhorar o serviço prestado pelo Governo do Distrito Federal. Servidor com a saúde mental e física em dia faz entregas melhores. No final, é a população tendo uma cidade melhor para viver”.

 

Governo do Distrito Federal