Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/20 às 17h37 - Atualizado em 11/09/20 às 10h46

GDF recebe 17 mil máscaras para o sistema prisional

Doação feita pela Fecomércio será encaminhada aos centros de detenção. Elas são laváveis e reutilizáveis

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, nesta sexta-feira (21), uma doação de 17 mil máscaras da Fecomércio-DF para o combate à Covid-19 no sistema prisional. Até agora, foram registrados 1.767 casos de contaminação por Covid-19 nas penitenciárias locais, com a ocorrência de quatro óbitos.

 

As máscaras doadas ao sistema são brancas, laváveis e reutilizáveis. Elas serão destinadas aos centros do Distrito Federal, que atendem cerca de 15 mil detentos e contam com 1,9 mil servidores na Secretaria de Administração Penitenciária.

 

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviço de Informática (Sindesei/DF), Christian Tadeu de Souza Santos, representou a Fecomércio na entrega do material. “Ações como essa do setor privado são muito importantes para enfrentarmos unidos a pandemia”, disse o secretário de Economia do DF, André Clemente, ao receber a doação simbólica, no gabinete da secretaria, no Anexo do Palácio do Buriti.

 

Segundo o secretário de Administração Penitenciária do DF, delegado Adval Cardoso, o pronto atendimento do governo aos detentos tem evitado a ocorrência de mais contaminações no sistema. “Estamos atuando fortemente para conter a disseminação”, pontuou.

 

Dois blocos do Complexo da Papuda foram destinados exclusivamente para atendimento à Covid-19, sendo um deles para o isolamento preventivo de novos presos. Fazem parte do sistema seis unidades no complexo; a Penitenciária Feminina do DF (Colméia); e o Centro de Progressão Penitenciária (CCP), no SIA.

 

Fonte: ASCOM/SEEC