Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/10/20 às 15h13 - Atualizado em 5/07/21 às 15h24

Agências da Receita reabrem as portas

Atendimento presencial será feito de acordo com os protocolos de segurança para prevenção contra a Covid-19

 

As sete agências da Receita do Distrito Federal reabriram as portas para atendimento presencial dos contribuintes, nesta sexta-feira (9), por determinação da Secretaria de Economia. O horário de atendimento será das 12h30 às 18h30.

 

Até o dia 25 de outubro, o atendimento será realizado por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada agência. A partir do dia 26 de outubro, para ser atendido, será necessário ter feito agendamento prévio neste site.

 

As agências (veja lista de endereços abaixo) foram fechadas em março devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, o atendimento estava sendo feito exclusivamente de forma eletrônica e, em 9 de junho, voltou a ser presencial apenas nos postos de atendimento que ficam nas unidades do Na Hora.

 

Contribuintes

 

Por conta da pandemia, cada agência funcionará com 50% dos servidores em trabalho presencial e 50% em teletrabalho – com exceção dos servidores do grupo de risco, que continuarão trabalhando de forma remota -, em regime de revezamento.

 

O número máximo de contribuintes em cada agência será limitado à quantidade de cadeiras disponíveis nas áreas de espera. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial. Quem estiver com temperatura corporal acima de 37,3ºC não poderá entrar na unidade e será orientado a procurar o serviço de saúde.

 

Como medidas de segurança, além das máscaras e da aferição de temperatura corporal, também foram adotados os seguintes protocolos preventivos: disponibilização de álcool em gel em local de fácil acesso; separação mínima de um metro entre cadeiras nas áreas de espera dos contribuintes; e instalação de dispositivos de vidro nos guichês de atendimento para a separação física entre o servidor e o contribuinte.

 

Secretaria 100% digital

 

Apesar das agências estarem reabertas, a Secretaria de Economia reforça que, desde o final de setembro, 100% dos serviços oferecidos pela pasta estão disponíveis no site da secretaria.

 

A Secretaria de Economia reúne os serviços das antigas secretarias de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão. Só no portal da Receita, são cerca de 430 serviços on-line.

 

Destes, os mais acessados pelos cidadãos são os relacionados a IPTU e IPVA. Já para pessoas jurídicas, os mais procurados são os processos relacionados a ISS e ICMS. Além deles, serviços pertinentes ao Microempreendedor Individual (MEI) e ao Nota Legal também são campeões de acesso.

 

Confira os endereços das agências da Receita do DF:

 

– Agência de Atendimento da Receita Brasília
SRTVN 701 Bloco D – Loja 01 – Ed. PO 700 – 70719040

 

– Agência de Atendimento da Receita Ceilândia

CNN 01, Bloco B – Avenida Hélio Prates – 72225-502

 

– Agência de Atendimento da Receita Gama

Quadra 01, Área Especial, Lote Único – Setor Central – 72405-610

 

– Agência de Atendimento da Receita Planaltina

SHD, Bloco C – 73310-200

 

– Agência de Atendimento da Receita SIA

SIA – SAPS – Trecho 01 – Lote H (Próximo à CAESB – EPTG) – 71200-010

 

– Agência de Atendimento da Receita Taguatinga

CNA – Área Especial S/Nº – Praça Santos Dumont – 72110-035

 

 

Governo do Distrito Federal